segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tenho diabetes, será que meus filhos também terão?

 Bom, já me perguntaram isso várias vezes, e me interesso igualmente pelo assunto, mas foi atravéz de uma pergunta no Grupo Bate-Papo Diabetes do FB que resolvi pesquisar novamente sobre o assunto, achei interessante por aqui o que encontrei pra não perder de vista:

Segundo o Dr. Warram, apesar de ser fato que a predisposição para desenvolver o diabetes pode ser herdada, vários outros fatores são fundamentais para se desenvolver o diabetes. Esses fatores vão desde elementos do ambiente, ainda em estudo, no caso do diabetes do tipo 1, até fatores ligados ao estilo de vida, prática ou não de atividade física e alimentação.

■ Se um pai parente próximo (irmão, irmã, filho ou filha) tem diabetes tipo 1, seu risco de desenvolver diabetes tipo 1 é de 10 a 20%  maior que o risco da população em geral. O risco pode ir de 1% para cerca de 10% ou possivelmente mais, dependendo de qual membro da família tem diabetes e quando o diabetes se desenvolveu.

■ Se uma criança em uma família tem diabetes tipo 1, o risco de os irmãos desenvolverem diabetes é de cerca de 10%.

■ O risco de uma criança com pais que têm diabetes tipo 1 é menor se a pessoa que tem diabetes for a mãe, e não o pai. “Se o pai tem diabetes, o risco é cerca de 1 em 10 (10%) que seu filho irá desenvolver diabetes tipo 1 – o mesmo que o risco de um irmão de uma criança com diabetes,” Dr. Warram diz. Por outro lado, se a mãe tem diabetes tipo 1 e 25 anos de idade ou mais novos quando a criança nasce, o risco é reduzido para 1 em 25 (4%). Se a mãe tem mais de 25 anos de idade, o risco cai para 1 em 100 (1%) – praticamente o mesmo que o americano médio.

■ Se um dos pais desenvolveram diabetes tipo 1, antes dos 11 anos, o risco da sua criança de desenvolver diabetes tipo 1 é um pouco maior, e menor se o pai foi diagnosticado após seu aniversário de 11 anos.

Resumindo, como respondeu o endócrino-pediatra, Dr. Durval Damiani, ao Portal Diabetes, a transmissão genética do diabetes tipo 1 é complexa. Pais com DM 1 têm um risco aumentado de terem filhos com DM1, mas não é um risco muito alto. Já o DM tipo 2 tem uma transmissão genética mais definida e, quando temos gêmeos idênticos, a taxa de concordância entre eles para DM2 é muito alta, chegando a 80%. Portanto, pais com DM 2 têm maior risco de terem filhos que, posteriormente, desenvolverão DM2. Lembramos que o fator obesidade é importante e, se houver obesidade associada a pais diabéticos, aumenta o risco.

Traduzido e adaptado por: Mark Barone

Referências:
Joslin Diabetes Center
Portal do Diabetes
Diabetes nos Filhos


Adendo: Estou na 36° semana de gestação, e tudo está bem. Meu Guilherme é lindooo, pena que não tenho nada de foto nem vídeo que adoraria ter pra poder mostrar que não é apenas corujisse minha, ele até o momento não apresenta nenhuma das tão temidas complicações que rondam os filhos de mães diabéticas, está dentro do peso normal pra qq criança, e tenho fé que o Senhor vai mantê-lo assim... Até mais!!!

Nenhum comentário: